César Franck
Curiosidades
Colaboração para a Folha Online
Ruptura com o pai
Por pouco o pai de César Franck não vai ao seu casamento. A relação entre ambos já estava azeda e só piorou quando o músico anunciou a união com uma filha de atores da Comédia Francesa. Nicolas Joseph cedeu e acabou indo à cerimônia, fevereiro de 1848, na igreja de Sainte Clotilde, onde o filho era organista.
Dormindo com o inimigo
A mulher de César Franck, Félicité Saillot Desmousseaux, teria criticado explicitamente e com virulência algumas de suas obras, especialmente o "Quinteto de Piano" e a "Sinfonia em Re menor", uma de suas músicas mais reproduzidas e talvez a mais famosa. A relação do casal teria piorado muito a partir dessas crítcas.
Música na corte
Em 1834, com apenas 11 anos, César Franck realizou um dos sonhos de seu ambicioso pai. O músico apresentou-se para o rei belga Leopoldo 1º.
Críticas ácidas
A "Sinfonia em Ré menor", a obra mais conhecida de Franck e uma das mais executadas do artista até hoje, foi considerada um fracasso para quem assistiu à estréia, na noite de 17 de fevereiro de 1889. Charles Gounod (1818-1893), compositor francês, afirmou à época que a música era a "incompetência elevada a dogma".
Ciumeira
Franck provocou inimizades quando se tornou professor titular no Conservatório de Paris. É que suas aulas de órgão logo se transformaram em aulas de composição e seus alunos, freqüentemente, se tornavam melhores que outros professores da escola de música.
Cinema
A "Sinfonia em Re menor" inspirou o diretor Billy Wilder. A música de Franck pode ser ouvida no clássico filme noir "Pacto de Sangue", de 1944.
|