Nicolai A. Rimsky-Korsakov
Ícone russo nacionaliza estilo de óperas
Colaboração para a Folha Online
Nikolay Rimsky-Korsakov deixou o nome gravado na história da música clássica. Um dos compositores mais influentes da escola nacionalista romântica, ele foi responsável por recuperar, de maneira inovadora, a cultura tradicional russa e revolucionar a orquestração musical.
De origem aristocrática e família conservadora, Nikolay nasceu em 1844, na cidade de Tikhvin da Rússia czarista. Ainda muito pequeno, teve o primeiro contato com a música por meio de danças populares, apresentadas em reuniões familiares por quatro judeus. Aos seis anos, encantado com a descoberta, aprendeu a tocar piano, e já possuía perfeito ouvido para a música. No entanto, pouco ligava para isso: o sonho de Nikolay era forma-se oficial da Marinha, a exemplo do irmão.
Por isso, aos 12 anos matriculou-se na Escola Naval de São Petersburgo, então capital do Império Russo. Foi a partir deste momento que ele começou a freqüentar óperas e concertos sinfônicos. Ao se dar conta que a música era uma de suas paixões, Nikolay sentiu necessidade de retomar as aulas de piano. Nesta época, foi apresentado ao compositor Mily Balakirev, um dos "cabeças" do círculo musical do país. Ao perceber o talento do rapaz, Balakirev o encorajou a compor uma sinfonia.
Durante o último ano de estudos na Escola Naval (1861-1862), animado com a possibilidade de tornar-se um compositor, Nikolay deu início ao trabalho recomendado por Balakirev. No entanto, a mãe e o irmão (o pai havia morrido em 1862) o convenceram a seguir a carreira naval. O jovem concordou com a família e partiu com a Marinha para um cruzeiro-treinamento, esperando, em vão, que pudesse compor a bordo do navio e concluir a sinfonia. A viagem durou quase três anos e o ambiente não permitia criações artísticas.
Durante este tempo ele visitou diversos países e viu diferentes aspectos da natureza. Todas essas paisagens ficaram guardadas em sua memória, o que, mais tarde, serviria de fonte de inspiração para muitas de suas composições.
Depois de retornar à Rússia, em 1865, Nikolay termina a composição de sua primeira sinfonia --a primeira criada por um russo. No final deste mesmo ano, a obra foi executada em um concerto sob o comando de Balakrev. A estréia foi um grande sucesso, dando início à carreira de Rimsky-Korsakov.
Em 1872, o compositor casou-se com Nadezhda Purgold, uma talentosa pianista. Ela fez arranjos para as peças de piano a quatro mãos de Rimsky-Korsakov, nas quais tocavam juntos. De acordo com Gerald Abraham, um especialista em música russa, ela era bonita, muito capacitada artisticamente e de bom caráter. "Ela foi responsável por arranjos de piano não apenas para o marido, mas para muitos dos amigos de Rimsky-Korsakov, e a influência que ela exerceu na obra do compositor não é menor do que a de Clara Schumann em Robert Schumann", afirmou o especialista. Eles tiveram seis filhos.
A atividade musical de Rimsky-Korsakov não possui apenas trabalhos de criação. De 1871 até os últimos anos da vida, ele foi professor do Conservatório de São Petersburgo. Também ocupou o posto de inspetor de bandas da Marinha por dez anos (1873 a 1883), trabalhou como diretor da Escola Livre de Música (de 1874 a 1881) e foi assistente do diretor da Capela Imperial (1883 a 1893).
No início do século 20, Rimsky-Korsakov já era a personalidade musical mais destacada da Rússia czarista. Ele morreu em 1908, em Lyubensk, aos 64 anos, devido a problemas no coração. O corpo do músico está enterrado no cemitério de Tikhvin, sua cidade natal. As memórias do compositor foram publicadas postumamente, em 1909.
|