Coleção Folha de Música Clássica

1 - Mozart 2 - Chopin 3 - Beethoven 4 - Tchaikovsky 5 - Mendelssohn 6 - Schubert 7 - Mahler 8 - Rossini 9 - Wagner 10 - Schumann 11 - Dvorák 12 - Rimsky-Korsakov 13 - Berlioz 14 - Vivaldi, Pachelbel e Bach 15 - Haydn 16 - Bernstein 17 - Bach 18 - Strauss 19 - Stravinsky 20 - Villa Lobos, Gomes, Moncayo e Ginastera 21 - Brahms 22 - Bizet e Grieg 23 - Prokofiev 24 - Gershwin, Ravel e Debussy 25 - Beethoven 26 - Strauss 27 - Puccini 28 - Delibes 29 - Tchaikovsky, Grieg e Mozart 30 - Haydn 31 - Mozart 32 - Debussy 33 - Franck 34 - Chopin 35 - Schubert 36 - Mahler

Biografia

Contexto histórico

Curiosidades

Quiz

Obras

Sites relacionados

Giacomo Puccini

Curiosidades

Colaboração para a Folha Online

Plágio 1 - Puccini foi acusado de plágio por Jules Massenet pela obra "Manon Lescaut" (1893). É que anos antes, Massenet havia sido bem-sucedido com a ópera que tratava da personagem romântica Manon. Puccini remodelou essa obra e criou uma Manon sensual, com mais de um amante. "Massenet nos mostra uma Manon típica da França. Vou mostrá-la como um italiano, com uma paixão quente", teria comparado. Após um acordo entre as partes, a ópera do francês passou a se chamar "Manon" e a de Puccini, "Manon Lescaut".

Plágio 2 - "Tosca", uma das óperas mais populares de Puccini, é baseada em um drama de Victorien Sardou e conta a história de uma cantora que mata o chefe da polícia de Roma. Ernest Daudet acusou Puccini de plagiar uma obra sua. já o autor norte-americano Maurice Barrymore acusava Puccini de ter "roubado" a idéia de um drama seu, "Nadjeska" (1884), cuja cena final trata do falso fuzilamento do herói.

Elogio - Muito popular nos Estados Unidos, Thomas Edison enviou para Puccini um presente, um gramofone com a tuba de ouro, que trazia a seguinte mensagem: "Outros farão inventos maiores do que o meu. Mas ninguém fará música melhor do que Puccini".

Auto-elogio - A modéstia decididamente não combinava com Puccini. Após os aplausos da fervorosa platéia na estréia de "Madame Butterfly", em 1904, em Milão, Puccini teria comentado: "Trata-se da melhor ópera que já escrevi e tenho convicção de que terá uma posição de destaque em todo o mundo".

Interesses - "Tosca" tinha tudo para não ser uma ópera de Puccini. Primeiro porque o autor da obra, Victorien Sardou, não gostava das músicas do italiano. Seu editor, Giulio Ricordi, demorou muito para conseguir os direitos do autor. Com o desinteresse de Puccini, acabou oferecendo o título para outros compositores. Puccini só passou a se interessar por "Tosca" depois de saber que Verdi havia participado de uma reunião com esses compositores em Paris. Ricordi então opera e faz com que Puccini obtenha os direitos da obra.

Hereditariedade - Artigo no site espírita www.espirito.org.br mostra que Puccini seria a reencarnação do trisavô, que tinha o mesmo nome e a mesma paixão pela música. A família Puccini formou gerações de músicos na Itália. Mesmo para quem não acredita em reencarnação, vale pelas coincidências entre os parentes. Endereço do artigo: www.espirito.org.br/portal/artigos/diversos/reencarne/puccini-voltou-puccini.html

     
A COLEÇÃO
BIOGRAFIAS SAIBA MAIS

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.