Coleção Folha de Música Clássica

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Colaboração para a Folha Online

Joseph Haydn compôs cerca de 750 trabalhos e arranjou aproximadamente 330 canções. Tamanha obra lhe rendeu o apelido de "pai" da sinfonia clássica e do quarteto de cordas. O autor escreveu músicas de câmara, óperas, concertos, sonatas para piano, trios, divertimentos e missas.

Entre as sinfonias que se destacam estão a Sinfonia n.º 48 em dó maior - Maria Teresa (1772), Sinfonia n.º 63 em dó maior - Roxolane (1777), Sinfonia n.º 69 em dó maior - Laudon (1778), Sinfonia n.º 73 em ré maior - A caça (1781), Sinfonia n.º 82 em dó maior - O urso (1786), Sinfonia n.º 83 em sol menor - A galinha (1785), Sinfonia n.º 85 em si bemol maior - A rainha (1786) e Sinfonia n.º 92 em sol maior - Oxford (1788).

Das 12 grandes sinfonias londrinas, destacam-se a Sinfonia n.º 100 em sol maior - Militar (1794), Sinfonia n.º 101 em ré maior - O relógio (1794), Sinfonia n.º 103 em mi bemol maior - O rufar dos tambores (1795) e Sinfonia n.º 104 em ré menor - Londres (1795).

Antes dos quartetos vale citar como obras muito pessoais as sonatas para piano, destacando-se a Sonata para piano n.º 49 em mi bemol maior (1790). Entre as obras de câmara tem lugar especial o Trio para piano n.º 1 em si bemol maior - O cigano, cujo apelido deve-se aos seus elementos do folclore austríaco, eslavo e húngaro.

Haydn escreveu ao todo 83 quartetos, composições fundamentais em sua obra. Destacam-se o Quarteto n.º 1 em dó maior Op. 74 (1793), o Quarteto n.º 3 em sol menor Op. 74 - O cavaleiro (1793), o Quarteto n.º 2 em ré menor Op. 76 - Quarteto das quintas, o Quarteto n.º 3 em dó maior Op. 76 - Imperador (1798), o Quarteto n.º 4 em si bemol maior Op. 76 - Aurora (1798), o Quarteto n.º 5 em ré maior Op. 76 - Quarteto do largo (1798) e enfim o Quarteto n.º 2 em fá maior Op. 77.

Em suas obras vocais Haydn não é inovador como foi na música instrumental. Entre as suas óperas bufas, destaca-se O boticário (1768), com texto de Carlo Goldoni. Mas é na música litúrgica que se destaca mais. Curiosamente, embora cristão fervoroso, não fez muita distinção entre o religioso e o profano. As missas de Joseph Haydn, da última fase, revelam a influência de Mozart. A Missa em dó menor - Em época de guerra (1796) antecipa, em alguns trechos, a grande Missa Solemnis, de Beethoven.

Compositor notavelmente fértil, Haydn deixou extensa obra vocal, incluindo cantatas para solo, árias, duetos, trios e quartetos vocais, e muitas canções de base folclórica, inclusive o coral que se tornou o Hino Nacional da Áustria.

     
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