Edvard Grieg
Noruega era "patinho feio" entre nórdicos
Colaboração para a Folha Online
Edgard Grieg, o maior compositor da Noruega, surgiu em um momento em que o país ainda era desprovido de identidade e carente de tradição artística.
Até 1814, a Noruega estava submetida à Dinamarca, e tinha em Copenhague seu centro cultural. Neste ano, juntou-se, involuntariamente, à Suécia, conquistando independência apenas em 1905. Durante a primeira metade do século 19, a Noruega se configurava como uma nação pobre, longe de ocupar a posição de grandeza já vigente nos outros países nórdicos. Foi Grieg e a evolução das atividades mercantis que colaboraram para que a nação tomasse um lugar de destaque no planeta, tanto cultural como econômico e social, e ganhasse uma identidade.
Grieg integra a lista dos compositores do romantismo, mais precisamente de um período denominado segundo romantismo (de 1850 a 1890). Neste momento, gêneros musicais considerados decadentes, como a ópera, a sinfonia e a música de câmara, voltaram a ocupar os grandes teatros da Europa. Além da preocupação com a forma, esta segunda etapa do romantismo evocou um forte sentimento nacionalista, provocando o uso de melodias folclóricas, danças típicas e ritmos populares.
Inserido neste contexto, Grieg, mesmo com formação baseada na tradição romântica alemã, criou um estilo musical genuinamente norueguês. A busca por elementos da cultura popular aguçou-se depois de conviver com diversos compositores, especialmente em Rikard Nordraak. Autor do Hino Nacional da Noruega, Nordraak demonstrava euforia para tudo o que fosse norueguês, entusiasmo que contagiou ainda mais Grieg. "Ele [Nordraak] abriu meus olhos para o fato de que o mais importante em música não é a música".
Após tomar essa consciência, o compositor viu a necessidade da inclusão de manifestações folclóricas em sua obra, e passou a buscá-las em seus ambientes originários. Para ele, havia uma íntima relação entre sua música, a natureza e o ambiente popular que o rodeava.
Em 1868, aos 25 anos, Grieg compôs seu primeiro grande trabalho: Concerto para piano em lá menor, hoje um símbolo característico na Noruega --obra inovadora e obrigatória do repertório de piano internacional. Executada pela primeira vez em Copenhague, em 1868, a obra trouxe à tona elementos da cultura popular e de vivências da natureza, aliados a uma harmonia inusitada e dissonante.
Parcerias com noruegueses
Em 1870, Grieg iniciou uma importante parceria com o escritor Bjørnstjerne Bjørnson, com a composição de músicas para poemas. Entre os trabalhos está o melodrama Bergljot --que o influenciou a recorrer a uma linguagem musical mais atrevida--, a peça Sigurd Jorsalfar, a obra coral Landkjenning e a ópera nacional inspirada na história de Olav Trygvason, rei da Noruega --considerada o projeto mais ambicioso da dupla.
Outra frutífera parceria, iniciada em 1874, foi com dramaturgo Henrik Ibsen, em que Grieg musicou a peça Peer Gynt. Dois anos depois, a obra foi executada em Oslo, consagrando-se como um grande sucesso. Em 1888 e em 1893, o compositor publicou, respectivamente, as suítes Peer Gynt n. 1 e n. 2, com as melodias mais populares da composição original. Hoje, as obras então entre as mais conhecidas da música clássica. Graças a elas e ao Concerto para piano em lá menor, Grieg foi um dos poucos gênios que teve o sucesso reconhecido em vida.
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