Coleção Folha de Música Clássica

1 - Mozart 2 - Chopin 3 - Beethoven 4 - Tchaikovsky 5 - Mendelssohn 6 - Schubert 7 - Mahler 8 - Rossini 9 - Wagner 10 - Schumann 11 - Dvorák 12 - Rimsky-Korsakov 13 - Berlioz 14 - Vivaldi, Pachelbel e Bach 15 - Haydn 16 - Bernstein 17 - Bach 18 - Strauss 19 - Stravinsky 20 - Villa Lobos, Gomes, Moncayo e Ginastera 21 - Brahms 22 - Bizet e Grieg 23 - Prokofiev 24 - Gershwin, Ravel e Debussy 25 - Beethoven 26 - Strauss 27 - Puccini 28 - Delibes 29 - Tchaikovsky, Grieg e Mozart 30 - Haydn 31 - Mozart 32 - Debussy 33 - Franck 34 - Chopin 35 - Schubert 36 - Mahler
22 - Bizet e Grieg

Biografia

Curiosidades

Contexto histórico

Quiz

Obras

Sites relacionados

Georges Bizet

Música incorpora escória e passionalidade

Colaboração para a Folha Online

A novela Carmen, escrita por Prosper Mérimée e publicada em 1845, rompeu com os clichês do Romantismo. Sua versão para ópera, composta por Bizet, provocaria efeito semelhante em relação às tradições do teatro lírico. Mérimée foi considerado áspero demais para ser enquadrado na escola literária romântica. Seu poder de síntese, sua linguagem seca, já quase naturalista, seguia o caminho oposto da ficção genuinamente romântica. A música de Bizet provocará um estranhamento similar em seus contemporâneos.

Quando Bizet decidiu transformar em ópera aquela novela de Mérimée, publicada cerca de 30 anos antes, o Naturalismo já era perfeitamente aceito em literatura. Mas o mesmo ainda não acontecia no mundo da ópera, arte em que a fórmula mais ao gosto do público era a de um entretenimento divertido ou, quando muito, feito para glorificar heróis e heroínas imaculadas.

Bizet introduziu a escória e o lado obscuro da vida no teatro lírico. A tragédia a que seus personagens estão submetidos não tem nada de nobre ou edificante, como era comum ocorrer nos trabalhos dos demais românticos. A passionalidade e o ímpeto quase selvagem da personagem Carmen foram traduzidos, por Bizet, em uma música igualmente impetuosa, colorida e carregada de vibrações inusitadas.

"Se não tomarmos cuidado, isso terminará corrompendo totalmente nosso teatro lírico, anteriormente uma criança tão doce e bem comportada em que até podíamos ouvir obras maravilhosas", escreveu um crítico francês após a estréia de Carmen. "O tema dessa ópera é tão repulsivo que alguns dos melhores artistas de Paris recusaram-se a participar do elenco. Na introdução, temos um tema barulhento e ruidoso, que começa de maneira selvagem, sem precedente", observou outro.

Hoje é difícil encontrar alguém, mesmo entre os não conhecedores de música lírica, que ainda não tenha ouvido a abertura e mesmo alguns trechos da obra-prima de Bizet. Melodias como "La Habanera" e a "Canção do Toureiro" estão entre os clássicos mais conhecidos da música universal.

     
A COLEÇÃO
BIOGRAFIAS SAIBA MAIS

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.