Johann Pachelbel
Curiosidades
Colaboração para a Folha Online
Amigo dos Bach
Pachelbel cultivou verdadeira amizade com os membros da família Bach. Quando o organista foi convidado para trabalhar na capela em Eisenach, na Alemanha, conheceu Ambrosius Bach, pai do ilustre Johann Sebastian. Muito próximos, em 1680, o patriarca convidou Pachelbel para ser padrinho de Johanna Judith Bach, irmã de Johann Sebastian. Seis anos depois, Pachelbel tornou-se professor de música de Johann Christoph, o primogênito da família. Durante as visitas do professor, os irmãos mais novos também aprendiam um pouco sobre a música, incluindo o pequeno Johann Sebastian Bach.
Bolsa de estudos
Na primavera de 1670, ao se matricular no Gymnasium Poeticum em Regensburg, Pachelbel não foi considerado apenas mais um estudante e, sim, um aluno brilhante. Impressionada pelas habilidades musicais de Pachelbel, a administração da escola ofereceu uma bolsa de estudos ao rapaz que também teve o privilégio de ter aulas particulares com Kaspar Prentz.
Dúvida musical
Pachelbel decide viajar para Viena em 1673, quando se concentra nos trabalhos de compositores católicos da Itália e sul da Alemanha. O compositor Johann Kaspar Kerll, conterrâneo de Pachelbel, também mudou-se, no mesmo ano, para Viena. E embora as músicas de Pachelbel refletissem vários aspectos da técnica de Kerll, não há evidência que o organista alemão tenha sido treinado diretamente por Kerll.
Sonho americano
Charles Theodore Pachelbel, nascido em 1690, na cidade alemã de Stuttgart, estudou música e partiu para América. Seguindo os passos de seu pai, Johann Pachelbel, trabalhou durante um tempo como organista na Trinity Church em Newport, Rhode Island, por volta de 1733. Em 1736, ele viajou para Nova York e executou um concerto numa taverna local. Depois, mudou-se para Charleston, Carolina do Sul, onde permaneceu até o fim de sua vida, em 1750, atuando como organista e compositor.
|