Coleção Folha de Música Clássica

1 - Mozart 2 - Chopin 3 - Beethoven 4 - Tchaikovsky 5 - Mendelssohn 6 - Schubert 7 - Mahler 8 - Rossini 9 - Wagner 10 - Schumann 11 - Dvorák 12 - Rimsky-Korsakov 13 - Berlioz 14 - Vivaldi, Pachelbel e Bach 15 - Haydn 16 - Bernstein 17 - Bach 18 - Strauss 19 - Stravinsky 20 - Villa Lobos, Gomes, Moncayo e Ginastera 21 - Brahms 22 - Bizet e Grieg 23 - Prokofiev 24 - Gershwin, Ravel e Debussy 25 - Beethoven 26 - Strauss 27 - Puccini 28 - Delibes 29 - Tchaikovsky, Grieg e Mozart 30 - Haydn 31 - Mozart 32 - Debussy 33 - Franck 34 - Chopin 35 - Schubert 36 - Mahler
4 - Tchaikovsky

Biografia

Curiosidades

Contexto histórico

Quiz

Obras

Sites relacionados

Piotr I. Tchaikovsky

Contexto histórico

Colaboração para a Folha Online

Governada por czares por cerca de 300 anos, a Rússia, até a segunda metade do século 19, tinha uma intelectualidade reprimida, que vivia permanentemente sob vigilância. Num momento em que a arte tem um significado de afirmação nacional em grande parte da Europa, surge no país, alheio até então às idéias ocidentais, importantes nomes da cultura mundial.

Piotr Il'yich Tchaikovsky é um deles. Mesmo não sendo um compositor da escola nacionalista, sem dúvida, ele é um dos mais populares da música clássica de todos os tempos. Suas obras, repletas de sentimentalismo e ricas em melodia, renderam a ele o título de maior compositor romântico da Rússia.

Embora tenha concentrado boa parte de seus esforços na música sinfônica, as maiores criações de Tchaikovsky, completamente bem-sucedidas e unanimidades de público e crítica, são os balés. Com O lago dos cisnes, A Bela Adormecida e O Quebra-Nozes, ele conseguiu atribuir uma grandeza ao gênero, até então visto com inferioridade.

Foram nessas obras, que o compositor deixou sua marca. Liberto da questão formal, demonstrou grandes virtudes orquestrais e desenvolveu temas fantásticos como ninguém.

Tchaikovsky preferiu assimilar influências ocidentais, tendo Mozart com grande ídolo e mestre. Chegou a ter contato com o Grupo dos Cinco --formado por compositores que tinham como fixação a criação de uma música baseada na cultura popular russa- mas opôs-se ao nacionalismo exacerbado dos músicos.

Ao ser criticado pelo grupo, ele respondeu: "No que se refere ao caráter geralmente russo de toda minha música, de suas relações com o folclore no terreno da melodia e da harmonia, saiba simplesmente que, desde a mais tenra infância, eu me impregnei da miraculosa beleza dos cantos populares; de tal forma amo apaixonadamente cada manifestação da alma russa que sou um russo cem por cento.[...] Eu sou russo, russo, russo até a medula dos ossos".

Para ingleses, norte-americanos e alemães, a música de Tchaikovsky é considerada a autêntica alma russa.

     
A COLEÇÃO
BIOGRAFIAS SAIBA MAIS

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.